Tipos de Forro: Fazendo a Escolha Certa!

 

Construir ou reformar envolve muitas escolhas. Uma delas diz respeito ao forro ideal para o seu projeto. Existem no mercado numa variedade incrível de tipos, preços e materiais, como por exemplo, madeira, PVC, gesso, entre outros. Pensando nisso, nossa equipe elaborou um guia sobre os tipos de forro de teto por material, suas principais vantagens e desvantagens.

O forro perfeito deve não só esconder a instalação elétrica, hidráulica e de sensores, como também ajudar a criar o aspecto visual desejado. Além disso, ele pode facilitar o isolamento térmico e acústico e também evitar a propagação de fogo.

 

Forro de PVC

Bastante popular, seja pelo preço ou pela funcionalidade na hora da limpeza, o forro de PVC ainda tem a vantagem de ser muito resistente à água e umidade. Como resultado, pode ser utilizado não só dentro de casa, mas também nas áreas externas, cozinhas e banheiros.

É extremamente durável, não exige manutenção periódica e pode ser reciclado. Por se tratar de material industrializado, sua instalação é limpa e rápida.

Esse tipo de forro de teto tem baixa capacidade de isolamento acústico e térmico. Caso deseje aumentar o isolamento térmico e acústico, pode-se acrescentar lã de vidro ou outro material, entre o telhado e o forro.

Atualmente existem uma variedade de padrões e cores de  tipos de forro de PVC no mercado, inclusive os que imitam madeira.

 

 

Forro de Gesso

Muito utilizado, o forro de gesso confere elegância e classe em qualquer projeto. Além disso, possibilita a criação de desenhos e formas no teto, garantindo um estilo arquitetônico mais personalizado ou requintado. No mercado existem disponíveis dois tipos de forro de gesso: gesso acartonado ou drywall e tradicional. No tradicional, o forro de gesso normalmente é composto por placas pequenas fixadas lado a lado, e depois cobertas por uma massa para dar a aparência de uma peça única. Esse processo, no entanto, costuma gerar bastante sujeira, embora o custo-benefício seja bastante atraente. No acartonado ou drywall, as peças são presas em uma estrutura de metal e dispensam acabamento. A instalação é rápida e, diferente do modelo tradicional, a sujeira gerada é mínima.

O gesso é um isolante térmico e, desta maneira contribui para manter a temperatura agradável, além de minimizar os custos com energia elétrica para refrigeração ou calefação do ambiente. Ele também é isolante acústico, sendo ideal para apartamentos. Caso esteja usando gesso acartonado ou drywall, ainda é possível maximizar o isolamento térmico e acústico com a colocação de mantas de lã de vidro ou de rocha.

Como vantagens do forro de teto de gesso, cita-se a facilidade de manutenção e a possibilidade de embutir a iluminação, valorizando o seu projeto. Como desvantagem, a pouca resistência à umidade, sendo por isso inadequado para áreas externas ou úmidas, como banheiros. Outra desvantagem é o aparecimento de trincas ou rachaduras ao longo do tempo, por isso ressalta-se a necessidade de uma empresa especializada na colocação do acabamento em gesso.

 

Forro de Cimento ou Concreto

Uma das tendências de decoração tem sido a utilização de forros de cimento ou concreto, para dar um estilo industrial e moderno ao seu ambiente. Além do custo menor, já que dispensa pintura ou outro tipo de acabamento, esse tipo de forro tem o procedimento mais rápido. Muito resistente à umidade, se adapta bem para as áreas internas e externas.

Sua desvantagem é a de escurecer o ambiente, visto que absorve luz.

 

Forro de Madeira

Se você procura um efeito rústico ou até mesmo sofisticado, o forro de madeira pode ser o ideal. Sua instalação é rápida e ocorre por meio de ripas pregadas ou parafusadas. Além de agregar grande valor estético ao ambiente, é durável. Assim como o de gesso, esse forro apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, pode ser aplicado tanto na área externa como interna e pode receber diferentes tipos de acabamento, como verniz ou pintura. Suas desvantagens são o custo mais alto do que os outros materiais, a necessidade de manutenção periódica para evitar cupins e a baixa resistência ao fogo e à umidade.

 

TAGS: Forro de Teto, Forro de Gesso, Forro de Madeira, Forro de Cimento ou Concreto, Forro de PVC.